NBA: Após onda de lesões, Toronto Raptors assina com ex-Dallas Mavericks

O elenco do Toronto Raptors enfrenta uma série de problemas com lesões nas últimas semanas. Scottie Barnes sofreu uma lesão no tornozelo e ficará fora por algum tempo. Immanuel Quickley e Bruce Brown também estão afastados, enquanto Jakob Poeltl e Kelly Olynyk, que figuraram no relatório de lesões, já retornaram às quadras.

Para reforçar a profundidade do elenco, os Raptors adicionaram AJ Lawson, um jogador local, com um contrato bidirecional. Como as três vagas de contrato bidirecional da equipe já estavam preenchidas, os Raptors dispensaram DJ Carton, que também estava lesionado, para abrir espaço para Lawson. Ele se junta aos novatos Jamison Battle e Ulrich Chomche como os jogadores de contrato bidirecional da equipe.

Com esse tipo de contrato, Lawson deve passar boa parte do tempo jogando na G League pelo Raptors 905. No entanto, devido às recentes lesões no elenco principal, ele pode ter oportunidades de atuar pela equipe principal.

Atualmente, os Raptors têm um recorde de 7-18 e ocupam a parte inferior da tabela da Conferência Leste, à frente apenas de Utah Jazz, New Orleans Pelicans e Washington Wizards em termos de maiores chances de obter a primeira escolha no Draft da NBA de 2025.

AJ Lawson retorna ao Canadá com os Raptors

Natural de Brampton, Ontário, AJ Lawson retorna à sua terra natal, onde também jogou ao lado de RJ Barrett, nativo de Toronto e atual jogador do New York Knicks, durante seus tempos de AAU. A dupla também dividiu quadra na infância com Andrew Nembhard, armador do Indiana Pacers.

Lawson não foi selecionado no Draft da NBA de 2021 e iniciou sua trajetória na G League. Ele teve sua primeira oportunidade na NBA na temporada 2022-23, assinando contratos bidirecionais com o Minnesota Timberwolves. Após ser dispensado pelos Wolves, Lawson foi para o Dallas Mavericks em um contrato similar, mas acabou sendo cortado antes do início da temporada 2024-25. Mais recentemente, ele estava jogando pelo Long Island Nets na G League antes de ser contratado pelos Raptors.

Pelo Long Island, Lawson disputou 11 jogos, registrando médias de 24,0 pontos, 6,7 rebotes, 2,6 assistências e 1,3 roubos de bola, com aproveitamentos de 44,3% nos arremessos de quadra, 32,6% nas bolas de três e 82,9% nos lances livres.

Na NBA, ele soma 57 jogos entre 2022 e 2024 com os Wolves e Mavericks, com médias de 3,4 pontos e 1,2 rebotes, além de 45,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 30,7% nas bolas de três.

O ex-destaque da Universidade da Carolina do Sul chega para fortalecer a rotação de alas dos Raptors, que enfrentam as ausências de Barnes, Quickley e Brown devido a lesões.