Por que o Oscar Schmidt não jogou na NBA?

Entenda os motivos que fizeram com que o craque Oscar Schmidt não atuasse dentro da NBA, a maior liga de basquete de todo o mundo. Um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos acabou se destacando por uma situação vista como inusitada atualmente, já que nunca atuou dentro da competição de maior destaque dentro da sua modalidade de esporte.

O antigo ala é um dos destaques mundiais no basquete, tendo até mesmo vários recordes em suas mãos. No entanto, uma história inusitada sobre sua carreira é que ela não passou pela National Basketball Association, mais conhecida como NBA. Ele chegou a participar do draft, mas, mesmo assim, nunca entrou em quadra na liga americana.

Em 1984, o jogador foi escolhido na sexta rodada, onde seria dado a ele um contrato não garantido, onde poderia ser dispensado a qualquer momento sem gerar multa. Assim, como ficou bem para trás nas escolhas, não seria titular na equipe, algo que o influenciou a não aceitar um lugar por lá e continuar atuando no basquete italiano, que é considerado um dos destaques no mundo.

Oscar Schmidt preferiu a Seleção Brasileira

Mas, além disso, outro motivo fez com que Oscar Schmidt não desejasse atuar com a camisa de uma equipe da NBA. Isso porque as regras da Federação Internacional de Basquete naquela época apontavam que um atleta não podia atuar na liga norte-americana e ainda defender seu país. Assim, ele optou pela Seleção Brasileira.

“Faria tudo de novo, a mesma coisa. Me draftaram no 6º round, escolha 138. Eu sei jogar basquete, cara. Me ofereceram um ‘no cut contract’. Eu recusei e falei: a NBA não chega aos pés da minha Seleção Brasileira. Eu ia arrebentar na NBA. Eles não sabem o que perderam”, explicou Oscar Schmidt, em entrevista para a CNN Esportes S/A, no começo deste ano.