Possível retorno da NBA à China ganha nova atualização
Depois de uma polêmica ruptura, a NBA pode retornar a China e quem garantiu isso foi Adam Silver, o comissário da liga. O último jogo realizado no país aconteceu em 2019 e o motivo do rompimento das pré-temporadas no país foi Daryl Morey, na época gerente geral do Houston Rockets.
Daryl fez um tweet na época em apoio à liberdade para Hong Kong, região no sudeste da China que é conhecida como uma das áreas mais controladas do mundo. Sua manifestação não pegou nada bem e a relação entre o país e a liga ficou estremecida.
Recentemente, Lebron James reclamou sobre viajar pelos Estados Unidos para um jogo de pré-temporada e esse modelo que a liga utilizava de levar jogos a outros lugares, poupavam algumas movimentações dos atletas.
NBA pode voltar com as localidades
Por conta disso e outros motivos, é bastante possível que esteja havendo um estudo para que esse tipo de “intercambio” volte a acontecer. Caso aconteça, a China segue sendo uma opção, ao menos para o comissário da liga:
“Acho que traremos os jogos de volta para a China em algum momento. Tivemos um incidente bem conhecido lá antes da pandemia com um tuíte e o governo da China nos tirou do ar por um período de tempo. Nós aceitamos isso. Mantivemos nossos valores.” – disse Adam Silver.
A declaração mostra que a relação melhorou, isso há alguns anos atrás parecia impossível de que fosse voltar a acontecer. Os jogos da NBA inclusive, foram tirados da TV da China por algum momento. A volta é importante, os chineses gostam da NBA, sempre faziam grandes festas e o esporte move o mundo, por isso, precisa estar em todos os lugares.
“Estamos felizes em lidar diretamente com os problemas. Nada hoje em dia é completamente limpo. Não diríamos que não é justo ser crítico ou ter pontos de vista contrários. Chegamos à decisão coletivamente como uma liga que, ao expandir nosso jogo internacionalmente, é positivo e faz parte da nossa missão criar saúde e bem-estar em torno do esporte do basquete.” – completou Silver.