Profissional da NBA muda de esporte e vai para o futebol atuar no Chelsea

Apesar de ser o clube que mais gastou no mundo desde 2015, o Chelsea ainda não conquistou nenhum título sob a gestão de Todd Boehly, atual proprietário da equipe, comandada pelo grupo Clearlake Capital desde 2022.

Segundo o site The Athletic, em busca de uma solução para a crise, os Blues contrataram Sachin Gupta, vice-presidente executivo de operações do Minnesota Timberwolves. Gupta, uma referência em análise de dados na NBA, está deixando o basquete para assumir uma nova função no futebol.

Carreira do profissional

Gupta, de 42 anos, passou cinco temporadas nos Timberwolves – dois como assistente técnico de análise de equipe e três como vice-presidente executivo de operações. Com passagem anterior pelo Houston Rockets, ele é um especialista em análise de adversários, observação de atletas e estatísticas gerais.

“Sachin Gupta vai além de ser apenas um especialista em números. Ele participava regularmente de viagens de observação e contribuía com sessões de vídeo e filmagens com treinadores e jogadores”, afirmou Gersson Rosas, ex-presidente do Minnesota Timberwolves.

Nascido em Boston, com ascendência indiana, Gupta é formado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pelo MIT. Apaixonado por esportes, ele se destacou trabalhando na ESPN, onde criou a famosa NBA Trade Machine, uma ferramenta online usada por fãs e analistas para simular trocas de jogadores na NBA, verificando se as negociações respeitam as regras financeiras da liga, como o teto salarial.

Em 2006, Gupta foi contratado como gerente-geral do Houston Rockets, onde trabalhou até 2013. Entre 2014 e 2016, atuou no Philadelphia 76ers e, em 2018 e 2019, no Detroit Pistons. Em maio de 2019, ingressou nos Minnesota Timberwolves.

Após 17 anos de experiência na NBA, Gupta enfrenta agora um novo desafio ao migrar para a Premier League. Resta saber se suas habilidades em análise de dados aplicadas no basquete terão o mesmo sucesso no futebol.