Após NFL, jogo da NBA pode acontecer no Brasil em breve; saiba quando
No último dia 6 de setembro, o Brasil entrou de vez na rota dos famosos esportes americanos, ao sediar o duelo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, pela temporada regular da NFL, em partida realizada na Neo Química Arena, em São Paulo.
Agora, muitos fãs do basquete fazem uma única pergunta: quando a NBA terá uma partida em terras brasileiras? Essa questão parece perto de uma resposta. O Brasil pode sediar um jogo da NBA em 2025, conforme revelou Arnon de Mello, vice-presidente da liga na América Latina. A última vez que o país recebeu uma partida da NBA (de pré-temporada) foi em 2015, quando o Orlando Magic venceu o Flamengo por 90 a 73 no Rio de Janeiro.
Em entrevista ao programa CNN Esportes S/A, Arnon afirmou que está trabalhando para trazer um jogo da NBA de volta ao Brasil em 2025. Segundo ele, as franquias da liga demonstram interesse em jogar no país, mas a falta de arenas multiuso adequadas é um obstáculo. Atualmente, a única opção viável é a Arena da Barra, no Rio de Janeiro, mas a possibilidade de um jogo no Brasil no próximo ano ainda está em aberto.
“Queremos voltar a jogar no Brasil. No entanto, precisamos de uma arena em São Paulo. Faço esse apelo: uma arena multiuso, seja em São Paulo ou Belo Horizonte. Se demorar, talvez façamos o jogo no Rio, que já tem uma arena. A NBA precisa garantir a mesma experiência para os torcedores, e, hoje, apenas a Arena da Barra oferece esse conforto”, explicou Arnon.
Nova arena em São Paulo descartada para 2025
O executivo também ressaltou que, embora o Brasil esteja prestes a ganhar outra arena multiuso no complexo do novo Anhembi, em São Paulo, ela só estará pronta daqui a dois anos, com capacidade para 20 mil pessoas. Portanto, não poderá sediar um jogo da NBA em 2025.
Desde 2013, o Brasil já recebeu três partidas de pré-temporada da NBA, todas na Arena da Barra. Em 2013, o Chicago Bulls venceu o Washington Wizards por 83 a 81. No ano seguinte, o Cleveland Cavaliers derrotou o Miami Heat na prorrogação por 122 a 119, com LeBron James de volta ao Cavs após seus títulos pelo Heat. Em 2015, o Magic venceu o Flamengo.
O Brasil continua sendo um mercado prioritário para a NBA, sendo o maior comprador do League Pass na América Latina. Desde a inauguração do escritório da NBA no Brasil, em 2012, o país tem sediado diversos eventos da liga, firmando parcerias e ampliando acordos de mídia para promover o basquete.
“O mercado brasileiro é um dos três mais importantes para a NBA no mundo. Temos a vantagem de estar no mesmo fuso horário que os jogos ao vivo, o que não acontece em outras regiões. O basquete faz parte da nossa cultura, e por isso o Brasil é tão relevante para a NBA”, completou Arnon.