Revelado o motivo que fez os Lakers trocarem D’Angelo Russell

O Los Angeles Lakers decidiu, finalmente, encerrar sua parceria com D’Angelo Russell, negociando-o com o Brooklyn Nets no último domingo (29). A saída do jogador já era especulada há meses, e o insider da equipe, Anthony Irwin, detalhou os motivos que levaram à decisão.

“Segundo uma fonte, o desempenho de Austin (Reaves) desde que Max (Christie) foi promovido ao grupo titular e a sequência recente de Gabe (Vincent) deram aos Lakers a confiança necessária para seguir em frente com Russell agora”, afirmou Irwin.

Evolução de outrosn nomes do time nesta temporada

Austin Reaves tem se destacado desde que Christie assumiu a titularidade em 8 de dezembro. Nos sete jogos em que jogaram juntos, Reaves apresentou médias impressionantes de 20,3 pontos, 5,9 rebotes, 7,4 assistências e 1,0 roubos de bola. Apesar de Christie não ser mais titular, a química entre os dois tem sido evidente.

Já Gabe Vincent, após um início de temporada complicado, também melhorou significativamente. Em dezembro, ele registrou médias de 6,7 pontos, 1,9 rebotes, 1,6 assistências e 1,2 roubos de bola, com um aproveitamento de 44,4% nos arremessos de três pontos.

Esse desempenho condiz com o que os Lakers esperavam ao assinar com Vincent por três anos e US$ 33 milhões em 2023. Apesar de ter sofrido uma lesão oblíqua contra o Sacramento Kings no sábado, não parece ser algo grave.

Com Reaves e Vincent mostrando solidez, os Lakers sentiram-se à vontade para negociar Russell. Contudo, a troca deixou a equipe sem um criador de jogadas no banco, já que nenhum playmaker foi incluído na transação.

Na negociação, os Lakers enviaram Russell, Maxwell Lewis e três escolhas de segunda rodada aos Nets em troca de Dorian Finney-Smith e Shake Milton. Embora Finney-Smith seja um ala de elite no estilo 3-e-D, algo que os Lakers vinham precisando, nem ele nem Milton são conhecidos por sua capacidade de armação.

Diante disso, o time terá que buscar um substituto para preencher essa lacuna. Anthony Irwin acredita que os Lakers serão ativos no mercado, e será interessante observar quem eles irão adquirir.

Em relação a Russell, ele encerrou sua segunda passagem pelos Lakers com médias de 16,6 pontos, 3,0 rebotes, 5,9 assistências e 0,8 roubos de bola. Apesar de ter mostrado flashes de brilhantismo, sua inconsistência foi um problema. Nesta temporada, ele vinha apresentando médias modestas de 12,4 pontos, 2,8 rebotes e 4,7 assistências, com aproveitamento de 41,5% nos arremessos de quadra e 33,3% nas bolas de três, o que resultou em sua saída do quinteto titular.

Russell, no entanto, parece animado com sua nova oportunidade nos Nets. Esta será a segunda vez que ele veste a camisa da equipe, onde anteriormente viveu um dos melhores momentos de sua carreira, sendo convocado para o All-Star Game de 2019. A expectativa é que ele desempenhe um papel importante nos Nets, o que pode melhorar suas chances de garantir um bom contrato na próxima offseason, quando se tornará agente livre.