Rudy Gobert é defendido por ex-NBA após receber chuva de críticas

Rudy Gobert tem enfrentado muitas críticas recentemente, mas um ex-jogador da NBA saiu em sua defesa. Jaren Jackson Sr., pai de Jaren Jackson Jr., estrela do Memphis Grizzlies, demonstrou empatia por Gobert durante sua participação na SiriusXM NBA Radio.

“Eu entendo o que ele está passando”, disse Jackson. “Ele é outro jogador focado na defesa. Não é a parte mais glamourosa do jogo, nem a mais divertida, e você não vai ver seus bloqueios destacados na ESPN. Hoje em dia, os pivôs precisam se adaptar, o jogo mudou. Não dá mais para ficar só no garrafão, esses caras precisam se mover.”

Jackson continuou: “Acho que Rudy está apenas tentando ser o melhor defensor de ajuda lateral possível. Mas isso nem sempre é valorizado… Claro, ele pode melhorar em outras áreas do jogo. Como veterano, ele já deveria ser mais completo, mas ele encontrou seu nicho na defesa… Não importa o que as pessoas digam sobre ele.”

Críticas injustas ao jogador?

Com uma carreira de 12 anos na NBA, Jackson acredita que, embora Gobert pudesse ter evoluído em outros aspectos do jogo, muitas das críticas são injustas. Ele observou que o estilo de jogo mudou, especialmente para os pivôs, o que tem sido desafiador para jogadores como Gobert.

Gobert se tornou um exemplo de pivôs sendo expostos ao se afastarem da cesta. Embora tenha lutado nos playoffs em anos anteriores, ele melhorou bastante em 2024. No entanto, seus bons desempenhos nas primeiras rodadas foram ofuscados pelas dificuldades de marcar Luka Doncic nas Finais da Conferência Oeste, reacendendo as críticas.

Criticado por desempenho nas finais

Dereck Lively II, do Dallas Mavericks, criticou Gobert pelas atuações nas finais, questionando a insistência do Minnesota Timberwolves em escalá-lo tanto. Antes disso, Dwight Howard desmereceu os quatro prêmios de Defensor do Ano de Gobert, embora tenha reconhecido sua melhora na temporada passada, mas ainda não o vê como um defensor de elite.

Shaquille O’Neal, um dos críticos mais ferrenhos de Gobert, foi ainda mais duro, chegando a chamá-lo de “o pior jogador da história da NBA” e afirmando que jogadores como ele prejudicam o sistema para os demais. Parece que esse ciclo de críticas não vai parar até que Gobert ganhe um campeonato — e talvez nem isso seja suficiente.