Steve Kerr revela motivo que o fez colocar Jonathan Kuminga no banco do Warriors
Com Stephen Curry e Andrew Wiggins fora devido a lesões, o técnico dos Golden State Warriors precisou alterar sua escalação inicial para o confronto contra o New Orleans Pelicans. Além de substituir a dupla de titulares, ele tomou a decisão controversa de colocar Jonathan Kuminga, que estava saudável, no banco.
A relutância ocasional de Steve Kerr em escalar jogadores jovens, especialmente Kuminga, foi amplamente comentada, mas a dupla vinha se saindo bem juntos nas últimas partidas. No entanto, como parte de uma mudança significativa nas suas formações, Kerr decidiu deixar Kuminga de fora do quinteto titular na vitória em casa de terça-feira (29), que terminou 124-106 a favor dos Warriors.
Kerr revelou o motivo de deixar Kuminga no banco
Após o jogo, o treinador explicou sua decisão: “Sem Steph e Wiggs, eu não queria começar com Trayce [Jackson-Davis], Draymond [Green] e JK. Eu queria um pouco mais de espaçamento. Eu sabia que seria um bom jogo para JK e que ele jogaria bastante… Isso é apenas sobre combinações e conseguir um pouco mais de espaço na quadra desde o início. Tudo se resume a reorganizar a escalação para tentar colocar o grupo certo de cinco jogadores em campo.”
Jonathan Kuminga, do Warriors, falou após entrar como reserva contra os Pelicans. No início de janeiro, depois que os Warriors foram derrotados pelo Denver Nuggets, Kuminga teria “perdido a fé” em seu treinador. Naquele jogo, ele jogou apenas 19 minutos, muito menos do que a média de 28 minutos nas duas semanas anteriores, e ficou no banco nos últimos 18 minutos.
Embora Kerr e Kuminga tenham aparentemente se reconciliado o suficiente para terminar a temporada — com Kuminga jogando em média 29,7 minutos após aquele jogo — o ala não parecia totalmente satisfeito com a decisão recente de Kerr.
“Não foi minha escolha”, disse Kuminga. “Recebi a mensagem de que era assim que as coisas iriam ser, e eu segui em frente. O que eu poderia fazer? Perguntar por que não estou começando? Essa é a decisão do treinador, e nós vamos respeitar o que ele decidir.”
Na vitória sobre os Pelicans, Kuminga teve um desempenho sólido, jogando 28 minutos, seu melhor na temporada, e anotando 17 pontos, além de 3 rebotes, 3 assistências, 2 roubos de bola e 1 bloqueio. Antes disso, ele havia jogado menos de 20 minutos em vitórias convincentes contra o Portland Trail Blazers e o Utah Jazz, e 22 minutos em uma derrota de 8 pontos para o Los Angeles Clippers no domingo.
Kuminga se tornará um agente livre restrito na próxima offseason, já que ele e a equipe não chegaram a um acordo para uma extensão antes do início da temporada. Embora os Warriors possam optar por igualar qualquer oferta que ele receba, também existe a possibilidade de que a equipe considere negociá-lo antes disso.
Aos 22 anos, Kuminga certamente atrairia o interesse de outras franquias, mas os Warriors podem preferir mantê-lo para ajudar a fornecer a Curry, que expressou seu desejo de continuar lutando por títulos, a melhor equipe possível.