Após procedimento na offseason, Kawhi Leonard pode perder abertura da temporada
Para os Clippers, quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas. À medida que a equipe de Los Angeles inicia uma nova era na temporada 2024-25 com uma nova arena e logotipo, ainda enfrenta preocupações com as lesões de sua estrela, Kawhi Leonard.
Na última terça-feira (24), Shams Charania e Law Murray, do The Athletic, relataram que Leonard passou por um procedimento no joelho durante a offseason e estará “limitado a fortalecer o joelho” no início do training camp na próxima semana. Isso significa que o astro da defesa pode, potencialmente, perder a partida de abertura dos Clippers contra os Suns de Kevin Durant em 23 de outubro.
Presidente falou sobre a situação da estrela
Mais cedo, o presidente de operações de basquete dos Clippers, Lawrence Frank, informou que o inchaço no joelho de Leonard, que o forçou a perder boa parte dos playoffs na temporada passada, “diminuiu significativamente”, mas ainda é motivo de preocupação antes do treinamento.
“[O inchaço] quase desapareceu. Ele deseja participar de tudo no treinamento”, afirmou Frank sobre Leonard. “Mas vamos segurá-lo do trabalho físico e realmente focar no fortalecimento, pois o objetivo é deixá-lo 100% para que ele tenha uma ótima temporada. Não apenas este ano, mas por muitos anos.”
Frank acrescentou que Leonard está “super determinado” a cumprir todas as etapas de sua recuperação e se juntar aos companheiros de equipe o mais rápido possível. No entanto, ele permaneceu vago sobre a disponibilidade do astro para o início da temporada 2024-25.
“O momento [de seu retorno] vai depender de como seu joelho responde a cada fase. Ninguém tem uma bola de cristal”, enfatizou Frank.
O técnico dos Clippers, Tyronn Lue, compartilhou esses sentimentos, destacando que ele e sua equipe não pretendem tomar atalhos e não escalarão Leonard até que ele “atenda a todos os requisitos” de sua recuperação.
Se a temporada 2024-25 de Leonard também for marcada por lesões, isso representaria uma continuidade de problemas desde sua chegada a Los Angeles em 2019. O duas vezes MVP das Finais perdeu toda a temporada 2021-22 devido a um ligamento cruzado rompido e jogou apenas duas partidas nos playoffs de 2023 devido a uma lesão no menisco. Embora tenha tido sua temporada mais saudável em anos em 2023-24, jogando 68 partidas, ele voltou a se machucar antes dos playoffs de 2024.