Astro do Thunder: revelado tempo que Chet Holmgren deve ficar longe das quadras
O pivô do Thunder, Chet Holmgren, foi diagnosticado com uma fratura na asa ilíaca direita após sofrer uma queda forte no primeiro quarto da derrota da equipe para o Golden State no último domingo (10). O Oklahoma City Thunder anunciou a lesão em comunicado (Twitter via Rylan Stiles do SI.com). A fratura na asa ilíaca é um tipo de fratura pélvica.
Quando o jogador deve voltar?
De acordo com o Thunder, Holmgren só deve retornar ao final da temporada 2024/25. Ele será reavaliado em um prazo de oito a 10 semanas.
Escolhido como a segunda opção no draft de 2022, Holmgren já havia perdido toda a temporada de estreia devido a uma lesão no pé, mas jogou todos os 82 jogos da temporada regular de 2023/24.
“No momento, não sei dizer se me sinto melhor ou pior por já ter passado por algo parecido”, escreveu Holmgren no Twitter. “Por um lado, sei como lidar com isso, o que fazer e o que evitar, além de como é gratificante o retorno. Por outro lado, lembro da frustração e do desgaste mental do processo.”
“O mais difícil é não poder ajudar meus colegas e jogar para nossos fãs. Para todos que me apoiam e à equipe, junto com minha necessidade de basquete, são uma grande parte da minha motivação para voltar. Não sintam pena de mim; há pessoas enfrentando problemas reais que não têm cura.”
Grande problema para o Thunder na temporada
A ausência de Holmgren é um golpe duro para o Thunder, que começou a temporada como favorito a liderar a Conferência Oeste, vencendo oito dos primeiros nove jogos antes de perder para o Warriors no domingo.
Vice-campeão do prêmio de Novato do Ano na temporada passada, Holmgren foi peça-chave no sucesso inicial da equipe, com médias de 18,2 pontos, 9,2 rebotes e 2,9 bloqueios em 28,9 minutos por jogo nas primeiras nove partidas, com aproveitamentos de 0,519/0,400/0,776.
Para reforçar o garrafão e apoiar Holmgren, o Thunder contratou Isaiah Hartenstein durante o verão. No entanto, ele está fora das quadras nas últimas semanas após fraturar a mão esquerda na pré-temporada.
O Thunder informou há quatro semanas que Hartenstein seria reavaliado em cinco a seis semanas, e esse retorno pode estar próximo. Embora não haja uma data definida para sua volta, é provável que ele retorne antes de Holmgren.
Outro desfalque é o pivô Jaylin Williams, afastado há quase duas semanas por uma distensão no tendão. Ele deve permanecer fora por mais algumas semanas.
Até o retorno de Hartenstein e Williams, o Thunder terá que adotar formações mais leves, como fez após a saída de Holmgren no domingo. Aaron Wiggins e Isaiah Joe começaram o segundo tempo ao lado de Shai Gilgeous-Alexander, Luguentz Dort e Jalen Williams. O ala de 6’10” Ousmane Dieng também pode assumir um papel maior.
“O nosso time é resiliente, competitivo e se adapta bem”, declarou o técnico Mark Daigneault após o jogo, segundo o The Athletic. “Essa é a nossa identidade, independente das circunstâncias.”
Vale ressaltar que o ala novato Malevy Leons ocupa atualmente a 15ª vaga do elenco do Thunder com um contrato não garantido. Caso o time opte por trazer um pivô veterano temporariamente, ele poderia ser liberado. Como Michael Scotto do HoopsHype apontou no Twitter, Bismack Biyombo – veterano com 13 anos de experiência e que jogou parte da última temporada em OKC – está entre as opções disponíveis na agência livre.