Chegando ao fim? Draymond Green se manifesta sobre possível aposentadoria

O tempo é uma das coisas mais preciosas, especialmente no mundo da NBA, onde as carreiras dos jogadores podem mudar drasticamente com uma lesão ou uma jogada. Isso se aplica particularmente ao jogador do Golden State Warriors, Draymond Green, que tem enfrentado a ideia de uma aposentadoria precoce devido aos desafios recentes.

É difícil imaginar um atleta como Green, quatro vezes All-Star e campeão da NBA, lutando com a decisão de continuar jogando, mas essa tem sido uma realidade para ele nos últimos anos. Após o incidente com Jordan Poole em 2022 e os problemas em quadra que resultaram em suspensões, Green tem cogitado a possibilidade de encerrar sua carreira antes do término do contrato de quatro anos e US$ 100 milhões.

No entanto, aos 34 anos, ele começa a enxergar essa fase final da carreira de maneira diferente, valorizando o tempo que lhe resta em vez de desperdiçá-lo. “O que é louco é que há dois anos eu estava decidido a me aposentar. Mas neste verão, eu me questionei ainda mais, pensando ‘Ah, eu terminei’. Então percebi: ‘Não, você ainda tem mais. Você pode superar isso’. Agora estou apenas aproveitando cada dia”, disse Green em entrevista a Marc J. Spears, do Andscape.

Ele completou: “Meu corpo não parece estar nem perto do fim, então tire essa ideia da cabeça. Quando acontecer, aconteceu. Pare de planejar o fim antes do tempo. Só 1% dos atletas terminam nos seus próprios termos. Vou saber quando for a hora, mas até lá, vou aproveitar cada dia.”

Momentos diferentes nos últimos tempos

A jornada de Green nos Warriors tem sido uma montanha-russa. Quatro títulos desde 2015 escondem os desafios, as tensões e as dificuldades enfrentadas pela equipe e pelo próprio jogador. O rótulo de “vilão da NBA” também teve um impacto mental em Green. Contudo, o veterano ainda conta com o apoio do técnico Steve Kerr e de Stephen Curry, um de seus maiores amigos, o que tem sido fundamental para ele seguir em frente.

Agora, entrando no segundo ano do contrato de quatro anos assinado em 2023, Green percebe que ainda tem muito a conquistar. “Eu me sinto incrível”, disse ele. “Então, até que eu saiba que é o momento certo, vou aproveitar cada segundo disso.”

Conforme os Warriors se preparam para a temporada 2024-25, Green se prepara para seu 13º ano na NBA – uma grande façanha de longevidade e sucesso, especialmente ao lado de Curry por todo esse tempo.

Embora tenha enfrentado inúmeros desafios, que fizeram muitos torcedores virarem as costas para ele, Draymond Green está vivendo o momento, abraçando o tempo que ainda tem em sua carreira. Quando a hora da aposentadoria chegar, ele o fará em seus próprios termos, mas, por enquanto, isso não parece estar em seus planos imediatos.