Chris Paul alcança marca histórica na NBA e se emociona

Chris Paul fez história na NBA ao se tornar o segundo maior assistente da liga, superando Jason Kidd, que acumulava 12.091 assistências. A marca histórica foi alcançada durante a vitória do San Antonio Spurs por 121 a 116 sobre o New Orleans Pelicans.

Paul ultrapassou Kidd ao registrar sua terceira assistência no jogo, quando encontrou Harrison Barnes livre na zona de três pontos, com cerca de oito minutos restantes no segundo quarto.

No vestiário após o jogo, Paul estava visivelmente emocionado ao se dirigir aos companheiros de equipe:
“Não posso dizer nada além de obrigado. Sei que sou difícil de lidar às vezes, mas sou muito grato. Estar longe da minha família me fez ver vocês como minha família. Amo jogar basquete e espero que todos aqui tenham a chance de jogar tanto quanto eu. Muito obrigado a todos.”

Paul também fez questão de agradecer atual franquia

Paul também expressou sua gratidão pela organização dos Spurs, com quem assinou contrato nesta temporada.
“Sou grato. Já participei de séries de playoffs contra os Spurs e sei que os fãs são apaixonados. Muitas vezes fui vaiado por aqui, mas a experiência de jogar por esta equipe tem sido incrível. Os Spurs realmente são uma organização de primeira classe, e ter a oportunidade de viver isso é algo pelo qual sou profundamente grato.”

Antes do jogo, Paul falou sobre sua paixão por assistências e a escolha de fazer dessa habilidade sua marca registrada, em vez de priorizar pontuar.
“Eu vejo isso como xadrez, com todas as peças em movimento. Meu trabalho é encontrar os caras; eles é que precisam acertar os arremessos. Sempre achei divertido ajudar os outros a pontuar. Desde criança, amar passar a bola e assistir aos meus companheiros brilharem foi o que me motivou.”

Chris Paul encerrou a partida com seis pontos (2-7 nos arremessos), sete rebotes e 10 assistências, atingindo um total de 12.099 assistências na carreira. Apesar de estar agora no segundo lugar da lista, alcançar o líder John Stockton, que soma impressionantes 15.806 assistências, parece improvável. Para isso, Paul precisaria manter uma média de 10 assistências por jogo durante mais cinco temporadas completas, algo desafiador para um armador de 40 anos em sua 20ª temporada.

O momento foi ainda mais significativo por ocorrer contra os Pelicans, franquia onde Paul começou sua carreira, quando ainda eram conhecidos como New Orleans Hornets. Ele permanece como o maior assistente da história da equipe, com 4.288 passes decisivos durante sua passagem de seis anos, muito à frente do segundo colocado, Jrue Holiday, que registra 2.833 assistências pelo time.