Estatística dos Lakers sem Lebron James surpreende qualquer fã da NBA
LeBron James se tornou sinônimo de resistência ao tempo, com os fãs esperando que ele siga jogando em nível All-NBA por praticamente toda a sua carreira. Porém, o ano 22 trouxe uma realidade difícil: James está visivelmente lutando para ser o jogador dominante que já foi. Apesar de continuar com bons números, ele está muito aquém de seu antigo nível e das expectativas para esta temporada.
Durante as últimas duas décadas, os fãs se acostumaram a ver LeBron elevar a performance de qualquer time em que estivesse, independentemente dos companheiros de equipe. Mesmo quando esteve em situações mais desafiadoras, como nas temporadas de 2007 e 2018 com o Cleveland Cavaliers, James mostrou ser capaz de levar um time às finais sozinho.
Estatística envolvendo Lebron James e os Lakers surpreende
Ninguém ousaria dizer que uma equipe é pior com LeBron em quadra, mas pela primeira vez isso está sendo verdade nesta temporada. Com médias de 22,0 pontos, 8,0 rebotes e 9,1 assistências, James está jogando todos os jogos de uma campanha de 12-9, mas seus números não contam toda a história.
As estatísticas avançadas mostram que os Lakers têm uma classificação de +11,0 quando James está fora de quadra e -5,7 quando ele está jogando a cada 48 minutos. Sua classificação líquida está negativa nesta temporada (-8,7), enquanto foi positiva (+3,8) na temporada passada. Além disso, o mais-menos de LeBron até o momento é de -111, enquanto a diferença líquida da equipe como um todo é de -2,5.
James também tem demonstrado dificuldades nas posições de pontuação. Embora continue sendo um dos melhores passadores da liga, suas jogadas para o time não têm se traduzido em sucesso. Mesmo jogadores de rotação como D’Angelo Russell (+4,1), Gabe Vincent (-4,2) e Cam Reddish (-6,8) estão com classificações líquidas melhores do que LeBron nesta temporada.
Em uma derrota para os Timberwolves, LeBron marcou apenas 10 pontos (4-16 FG) e os Lakers tiveram seu pior desempenho ofensivo da temporada, com apenas 80 pontos. Ele ainda está passando por uma fase difícil, não conseguindo acertar nenhum dos 19 arremessos de três pontos nos últimos jogos. Na temporada passada, ele teve o melhor aproveitamento de sua carreira (41,0%) nas tentativas de três, então sua queda é mais do que uma questão técnica.
Além disso, ele está vivendo uma das piores sequências de sua carreira, não conseguindo mais de 45% nos arremessos de quadra em seus últimos seis jogos. Seus números nesses jogos incluem uma média de 16,8 pontos, 7,5 rebotes e 8,7 assistências, mas com apenas 39,8% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 10,0% de acerto nos três pontos.
Como os Lakers podem lidar com o declínio da produção de LeBron? Uma solução simples seria dar a ele uma semana de descanso para se recuperar fisicamente, visto o cansaço visível em seu rosto durante os jogos. Considerando que os Lakers têm mostrado um bom desempenho sem ele nesta temporada, um breve descanso poderia ajudá-lo a voltar em melhor forma.
No entanto, LeBron tem o objetivo de jogar as 82 partidas desta temporada, algo que ele já afirmou antes do início da competição, embora o técnico JJ Redick tenha comentado que essa meta pode não ser a melhor para ele nem para a franquia. Afinal, não adianta LeBron jogar todas as partidas se a qualidade de seu jogo não for a mesma de antes. Os Lakers sabem que não têm chances de competir por um título se James não voltar a ser o jogador que a equipe precisa.
Os Lakers ainda têm um calendário favorável até o Natal, com jogos contra times como Miami Heat, Atlanta Hawks, Portland Trail Blazers, Sacramento Kings e Detroit Pistons. Esse poderia ser o momento ideal para dar um descanso a LeBron, especialmente antes da fase crítica de jogos do ano novo, que definirão as posições nos playoffs.
Outra ação necessária seria a adição de mais talento ao elenco, seja para ajudar LeBron ou Anthony Davis. O time simplesmente não tem peças suficientes para competir com os melhores da NBA, e a queda no desempenho de LeBron deve ser um sinal para Rob Pelinka de que os Lakers precisam de mais apoio.