Ex-Lakers surge como opção para o Dallas Mavericks
O Dallas Mavericks vive um momento importante, navegando pelas consequências de uma temporada marcada por mudanças notáveis no elenco e oportunidades imprevistas. A troca no meio da temporada que mandou Luka Doncic para o Los Angeles Lakers, enquanto recebeu Anthony Davies, chocou a NBA, enquanto todos questionavam a direção da franquia.
Contudo, a sorte favoreceu os Mavericks quando eles conquistaram a escolha nº1 do Draft da NBA de 2025, apesar de terem apenas 1,8% de chances, posicionando-se para selecionar o desejado destaque de Duke, Cooper Flagg.
Em meio a esses acontecimentos, relatos do Senior NBA Insider da ESPN, Shams Charania, indicam que o Dallas está explorando ativamente opções para adquirir um novo armador para melhorar sua dinâmica de defesa.
Focando na construção de um elenco harmônico e competitivo em torno de Anthony Davies e na adição de Flagg, a equipe está avaliando diversos candidatos em potencial para preencher essa função crucial. Abaixo, confira seis armadores que podem ser fundamentais na temporada 2025-26 dos Mavericks
1 – Coby White – Chicago Bulls
Dallas recebe White em troca de PJ Washington, Jaden Hardy, escolha de primeira rodada de 2031 (DAL) e escolha de segunda rodada de 2031 (DAL)
Esse poderá ser um golpe de gênio dos Mavericks, visto que White tem apenas 25 anos e vem de temporada recorde, com médias de 20,4 pontos, 4,5 assistências e 3,7 rebotes por jogo. Em suas atuações recentes, incluindo um jogo de 44 pontos contra o Orlando Magic, mostrando ainda mais sua capacidade de pontuar.
A juventude e agilidade ofensiva de White se alinham aos potenciais planos de longo prazo do Dallas. Integrá-lo ao elenco pode fornecer uma opção confiável de pontuação e uma peça fundamental para o futuro.
2 – Jrue Holiday – Boston Celtics
Dallas recebe Holiday e em troca de Daniel Gafford, Jaden Hardy e a escolha de segunda rodada de 2031 (DAL)
Os Mavericks podem considerar esta aquisição pelo fato do armador ser experiente, tendo médias de 11,1 pontos, 4,3 rebotes e 3,9 assistências por jogo durante a atual temporada regular de 2024-25.
Sua facilidade na defesa ficou evidente nos playoffs, principalmente no Jogo 1 contra o Orlando Magic, onde colocou limites nos adversários a apenas 2 de 10 arremessos como defensor principal. Além de contribuir em quadra, Holiday é um ótimo líder e pode proporcionar a estabilidade defensiva necessárias para que o Dallas chegue nas finais na próxima temporada
3 – D’Angelo Russell – Brooklyn Nets
Dallas recebe Russell em troca de Daniel Gafford, Jaden Hardy e escolha de segunda rodada de 2031 (DAL)
Essa aquisição pode colocar um novo poder ofensivo na escalação dos Mavericks. Aos 29 anos, o atleta teve médias de 12,6 pontos e 5,1 assistências por jogo na temporada regular.
Mesmo que suas porcentagens de arremessos tenham caído (39,0% de aproveitamento em arremessos livres e 31,4% de arremessos de 3 pontos), sua habilidade em armar jogadas permanece sendo um trunfo valioso, além do atleta recuperar à antiga forma da época dos Lakers.
4 – Malcom Brogdon – Utilizar a exceção de nível médio para contratar o agente livre Malcolm Brogdon, poderia fazer com que o Mavericks ganhem um armador experiente e confiável. Na temporada 2024-25 atuando pelo Washington Wizards, o atleta teve médias de 12,7 pontos, 4,1 assistências e 3,8 rebotes.
Seus arremessos eficientes e comportamento calmo o tornam um trunfo valioso vindo do banco como titular, além de ser fundamental para o Boston Celtics, candidato ao título, há duas temporadas.
5 – Dennis Schroder – Detroit Pistons
Dallas troca Schroder por PJ Washington, escolha de segunda rodada de 2031 (DAL)
O novo atleta poderia fortalecer o ataque de perímetros dos Mavericks, afinal Schroder teve médias de 13,1 pontos e 5,4 assistências por jogo.
Sua destreza defensiva e forte liderança podem ser essenciais para fortalecer a defesa dos Mavericks. Sua obstinação na salvaguarda e sua capacidade de orientar jogadores mais jovens são bons para os objetivos do Dallas construir uma cultura resiliente.
6 – Chris Paul – San Antônio Spurs
Aos 40 anos, o atleta está prestes a ser tornar um agente livre, porém conseguiu superar as expectativas durante a temporada 2024-25 da NBA pelos Spurs. Com médias de 8,8 pontos, 7,4 assistências e 1,3 roubos de bola por jogo, o atleta se tornou o primeiro jogador na história a ser titular em todos os 82 jogos na sua 20ª temporada.
Sua constância e liderança foram fundamentais para a melhora de 12 jogos do San Antônio em relação à temporada anterior, culminando em um campanha de 32 vitórias. Para os Mavericks, essa aquisição pode fornecer a presença veterana que precisa para conseguir liderar um elenco com Davies e a novidade, Cooper Flagg.