Favoritismo confirmado: Caitlin Clark vence eleição na WNBA
Sem surpresas, Caitlin Clark foi eleita a melhor novata da WNBA na temporada 2024. Primeira escolha do Draft, a armadora se destacou nas estatísticas, sem grandes concorrentes. Angel Reese foi a única que se aproximou, mas apenas por alguns dias, garantindo a vitória unânime de Clark.
Durante sua estreia na WNBA, Clark foi nomeada a melhor caloura em quatro meses e recebeu o prêmio de melhor jogadora da liga em agosto. Ela também fez parte do time ideal de novatas, que incluiu a brasileira Kamilla Cardoso, além de Leonie Fiebich, Rickea Jackson e Angel Reese.
Outra marca alcançada com time ideal
Clark foi ainda mais longe ao ser selecionada para o time ideal da WNBA logo no seu primeiro ano, ao lado de estrelas como Napheesa Collier, Breanna Stewart, Alyssa Thomas e a MVP A’ja Wilson.
Caitlin Clark quebrou vários recordes em sua primeira temporada. Titular nos 40 jogos do Indiana Fever, ela anotou médias de 19.2 pontos, 8.4 assistências, 5.7 rebotes e 1.2 roubos de bola, liderando a WNBA em assistências (337) e em cestas de três (122).
Além disso, Clark fez o primeiro triplo-duplo como novata na WNBA e foi a primeira jogadora da história do Fever a alcançar essa marca. Em julho, ela registrou 19 assistências em um jogo contra o Dallas Wings, estabelecendo outro recorde.
No quesito assistências, apenas Courtney Vandersloot, do New York Liberty, teve temporadas com mais de 8.2 por jogo, totalizando quatro delas. Caitlin também ficou em primeiro nas votações para o All-Star Game da WNBA, recebendo mais de 700 mil votos e registrando dez assistências na partida festiva.
Seu sucesso na WNBA resultou em um aumento significativo na presença de público. O Indiana Fever, que vendia cerca de 4.067 ingressos por jogo em 2023, viu a média subir para 16.979 com a novata. Mesmo a partida com menor público teve 15.022 pessoas.
A audiência de outros times também cresceu, refletindo um maior interesse pela WNBA. Em 2023, a liga teve uma média de 6.614 espectadores, que subiu para 9.791 em 2024, considerando todos os 12 times. Segundo dados do site Across the Timeline, todas as equipes aumentaram suas receitas com ingressos.
O Fever retornou aos playoffs pela primeira vez desde 2016, mas, na estreia, Clark sofreu uma lesão no olho. Apesar disso, contribuiu com 11 pontos, oito assistências e três roubos de bola, embora o Connecticut Sun tenha vencido por 93 a 69. Agora, Caitlin Clark se junta a Aliyah Boston como a melhor novata da WNBA pelo Fever.