Jayson Tatum revela quando soube que o Boston Celtics seria campeão da NBA
Esqueça a narrativa revisionista dos veteranos do tipo “no meu tempo era mais difícil”. Na última temporada, o Boston Celtics foi claramente o melhor time da NBA e favorito ao título: 64 vitórias (sete jogos à frente do segundo colocado, OKC), o melhor ataque, a segunda melhor defesa e um saldo de +11,7, 4,4 a mais que qualquer outro time.
Jayson Tatum revelou quando percebeu que Boston venceria o campeonato: após a segunda rodada dos playoffs da Conferência Oeste. Em entrevista a Gary Washburn, do The Boston Globe, ele comentou:
“Sempre me perguntam, quando vocês souberam que iam ganhar o campeonato? Quando Minnesota venceu Denver, eu senti que Denver era o único time que combinava melhor contra nós. Achei que jogaríamos contra Denver nas finais e que seria um bom confronto.”
A Conferência Oeste da última temporada foi um verdadeiro jogo de pedra/papel/tesoura. Minnesota era o único time capaz de conter Nikola Jokic e o Denver Nuggets, mas Dallas tinha uma equipe bem estruturada para vencer Minnesota.
Oklahoma City, apesar de ser o cabeça de chave número 1, era jovem e inexperiente, e não representava a ameaça que o Thunder será nesta temporada. Dallas avançou, mas o Boston, com defensores de perímetro de qualidade, era um oponente quase imbatível para eles. Jokic e Denver teriam sido um desafio maior, especialmente se Kristaps Porzingis enfrentasse a mesma lesão.
Temporada mais complicada vem aí?
Para esta temporada, Boston encara desafios maiores no Leste, com times como Nova York e Filadélfia fortalecidos, além de Milwaukee, que continua perigoso se seus jogadores permanecerem saudáveis (Cleveland, Indiana e os outros ainda estão um nível abaixo).
Mesmo assim, o Celtics é o time a ser batido por qualquer equipe com pretensões de título na NBA. Com um elenco profundo, equilibrado em ambos os lados da quadra e muita experiência, Boston tem menos incógnitas do que qualquer outro time.
Denver segue forte e continua sendo uma ameaça, embora tenha perdido Kentavious Caldwell-Pope, além de Bruce Brown e Jeff Green, confiando agora em um elenco mais jovem. Oklahoma City também parece pronto para dar o próximo passo. Enquanto isso, as perguntas permanecem para todos os outros.
A temporada da NBA promete ser intensa, mas uma coisa é certa: desta vez, Tatum e os Celtics não terão tanta confiança no título logo após a segunda rodada dos playoffs.